O cartão de crédito é uma ferramenta que desperta inúmeros sentimentos nas pessoas indo de euforia e animação ao medo e desespero. Acredito que com você não seja muito diferente disso.
Afinal, esse instrumento é um vilão ou um aliado? Por que algumas pessoas têm tanto receio ao usar o cartão de crédito e outras o usam com tanta prudência?
Independente da sensação que o mesmo ative em você, esse post descreverá e vai te dar dicas de como tirar proveito desse produto poderoso.
Inicialmente, é válido afirmar que o uso do polêmico cartão de crédito não passa de um mito, ele está muito longe de ser algo ruim, porém, é necessário que você tome alguns cuidados. Com a praticidade do cartão de crédito, existe um grande risco de consumo desenfreado com muitas compras parceladas chegando ao limite do cartão contribuindo para uma enorme bola de neve no qual levará bastante tempo para pagar. Tenho certeza de que você não gosta de dívidas e não quer transformar o seu cartão em uma fonte devedora com uma conta impagável, não é?!
Para isso, é fundamental ter organização e disciplina. O cartão de crédito possibilita a você ter diversos benefícios como prêmios, programas de milhas, programas de trocas, facilidade e a segurança de não precisar sair do conforto da sua casa. Assim, compreender que esse objeto é apenas uma forma de pagamento e não uma renda extra no mês, vai dar a você um aprendizado e uma segurança maior no momento de usufruir desse bem.
Esse é um dos pontos mais importantes: o cartão de crédito não é um passe livre para você gastar mais ainda, mas sim, um instrumento de planejamento. Ele vai te auxiliar no seu gerenciamento de contas.
Com o intuito de contribuir para sua leitura e te ajudar no uso inteligente do cartão de crédito, aqui embaixo estão 5 dicas para você manter uma boa relação com essa ferramenta:
- Faça um planejamento financeiro: o objetivo aqui é que você adeque as suas despesas com o seu orçamento;
- Pague a fature em dia: nunca atrase (isso é essencial) o pagamento da fatura do seu cartão porque as taxas de juros são bem altas implicando em uma acumulação de juros que você terá que pagar;
- Monitore os seus gastos: é primordial que você controle as despesas do seu cartão a fim de evitar surpresas desagradáveis na hora que for pagar a sua fatura;
- Possua um limite compatível com seu orçamento: quando você se tornar bom pagador e pagadora, o banco ou operadora de crédito disponibiliza um aumento no limite do seu cartão. Isso pode fazer com que você queira gastar mais. Tenha cuidado com essa armadilha;
- Aproveite os benefícios: os cartões de crédito possuem muitas vantagens, verifique quais proveitos tem o seu cartão e utilize-os.
Tendo atenção, prudência e seguindo todas essas dicas, você fará do seu cartão de crédito um belo aliado dando uma maior flexibilidade nos seus gastos. Além disso, pesquise qual é o cartão de crédito que concilie com o seu perfil financeiro e com seu objetivo já que cada um possui uma vantagem diferente como a troca de milhas, trocas por produtos, créditos internacionais, cashback ou compras em uma determinada loja.
Qual é o cartão de crédito que combine com você? Você combina com cartão de crédito?
Use-o com disciplina e inteligência. O seu sucesso financeiro depende diretamente do seu comportamento.
Até a próxima e um abraço a todos!!
留言