Se contarmos com esse post, provavelmente, deve ser a milésima vez que abordo sobre a questão da organização financeira. Ainda acho que falo bem pouco. Deveria citar o dobro de vezes. Mas por que esse exagero?! Um dos maiores motivos para a dificuldade financeira dos brasileiros passa pela falta de planejamento e estruturação.
Por isso que esse artigo vai dissertar sobre os instrumentos que você pode usar para auxiliar no seu gerenciamento financeiro.
Venha comigo e divirta-se na leitura!!
Um controle de gastos e receitas é fundamental para que você tenha uma vida saudável e termine com as contas no positivo. Sim, dinheiro é saúde, traz conforto e transforma objetivos em realidade. Ter domínio sobre os seus recursos financeiros é primordial para momentos de paz e bem-estar.
Uma boa planilha de finanças não é uma tarefa muito simples. Requer disciplina, hábito e continuidade. Mas também, não é uma atividade tão complexa assim. Depois que você criar essa rotina, tudo fica mais fácil. O conceito desse processo é bem intuitivo. O controle das suas finanças é administrar o dinheiro que entra e que sai de todas as suas contas.
Com esse mapeamento, você terá maior comodidade para gerenciar seu patrimônio e empregar com a melhor estratégia e mais inteligência o seu capital. Dessa forma, tudo vai ficar muito mais claro na sua cabeça para que você trace um plano de ação em direção as suas metas que deseja serem alcançadas.
Conquistar objetivos é um dos grandes benefícios de ter uma boa organização. Só que vai além disso. Uma boa sistematização te ajuda a não ter surpresas desagradáveis como aquela despesa que você não esperava, uma fatura de cartão de crédito maior do que o normal ou dar um passo maior que a perna, como comprar algum bem material que não esteja dentro da sua realidade financeira.
Por trás de um bom controle de finanças pessoais se insere o mapeamento dos seus gastos, suas fontes de renda, os seus investimentos, os seus compromissos financeiros obrigatórios, isto é, o que entra e sai do seu bolso.
Com uma planilha, você terá em seu campo visão todas as informações necessárias para dar passos financeiros com mais segurança e tranquilidade. Dificilmente uma pessoa bem-organizada passa por problemas de dinheiro. Não importa se você possui uma alta remuneração no seu trabalho, caso não se estruture, provavelmente, haverá obstáculos.
Existem muitas formas para você ter um controle financeiro como planilhas de Excel ou aplicativos para celular ou tablet. Equipamentos eletrônicos possuem diversas funcionalidades quando se trata de finanças pessoais. Vamos citar algumas delas? As mais comuns são:
- Registrar entradas e saídas de dinheiro;
- Separar as transações financeiras em categorias;
- Relatórios financeiros;
- Criação e acompanhamento de metas;
- Lembretes de pagamentos de contas;
- Configuração de cartões de crédito.
Com essas funções, já facilita e, muito, a vida financeira de qualquer pessoa. Tudo está devidamente registrado e distribuído da maneira que se adeque a sua realidade. Um planejamento e controle adequados só trazem vantagens para quem os faz.
Uma organização financeira pessoal gera muito mais eficiência em sua tomada de decisão sobre consumo, investimentos e negócios.
Elabore prioridades e objetivos. Isso vai colaborar para que você faça do seu controle financeiro, um hábito diário.
Conte comigo em sua jornada financeira.
Um abraço e até a próxima!!
Comments