O mundo dos investimentos e o mercado financeiro possuem diversos mitos para aqueles que não o conhecem e não sabem como lidar com os seus próprios gastos. É por isso, que hoje, neste post, você vai descobrir a diferença entre controlar seus gastos e deixar de viver o hoje para investir.
O objetivo aqui é que você tenha uma noção maior sobre organização financeira e investimentos sem que você abra mão das coisas que mais gosta nessa vida. Divirta-se com a leitura e venha com a gente.
Quando você descobre a importância de se investir para construir um patrimônio para que possa ter um futuro melhor, pode acabar achando que será necessário reduzir seus gastos com a intenção de que os seus objetivos sejam alcançados. Meus sinceros parabéns, você acertou em cheio! Contudo, quem disse que você precisa cortar suas viagens ou seu cinema? Esse é um dos grandes pontos do controle financeiro: estabelecer suas prioridades.
Ter um planejamento financeiro e uma mentalidade investidora é entender que o dinheiro que você poupa e investe irá render muito no longo prazo visando uma meta definida sem que você precise deixar de viver o hoje para investir. Ao fazer seu orçamento financeiro, você percebe para onde o seu dinheiro está indo, quais são os seus maiores gastos, quais despesas você pode cortar e quais besteiras deve sair das suas contas.
Assim, você pode investir todos os meses e ter os seus momentos de lazer.
Realizar aportes mensais é extremamente relevante para que você possa atingir seus objetivos em sua caminhada financeira. Isso requer muita disciplina, foco, constância e definição das suas prioridades. É desse jeito que você vai conquistar tudo aquilo que deseja. E o melhor disso tudo? Sem deixar de fazer as coisas que gosta.
Por isso, os pontos de reflexão são: qual é a minha prioridade? Quais são as minhas preferências em relação aos meus gastos?
As vezes não é necessário ter diversas assinaturas de streaming sendo que você mal assiste a todas elas ou ter bens materiais caros como roupas e celular no qual você não usa todas as suas vestes muito menos utiliza todas as funções do smartphone mais moderno do mercado. Ao invés disso, pode-se investir esse dinheiro em ativos que vão gerar renda para você como, por exemplo, a renda fixa, fundos de investimentos, ações e fundos de investimentos imobiliários.
Os lucros gerados pelos seus investimentos vão começar a pagar suas contas de luz e água até cobrirem todas as suas despesas chegando a tão sonhada independência financeira no qual o seu trabalho deixa de ser uma obrigação.
Contudo, nunca se esqueça da coisa mais importante: sua felicidade. Se você preza uma boa refeição, uma viagem, um lazer com família ou amigos, nunca deixe de fazê-lo porque é a motivação que você sempre terá para seguir em frente na conquista dos seus objetivos.
Lembre-se: investir não é deixar de viver!! Estabeleça prioridades. Me diga, qual é a sua?
Um abraço a todos e até a próxima!!
Comments