top of page
Thiago Ximenes

Saiba como a inteligência artificial pode mudar as finanças pessoais e empresariais

A inteligência artificial se tornou um dos assuntos mais comentados dos últimos tempos em diversos âmbitos da sociedade. Algumas pessoas enxergam essa ferramenta como uma importante aliada em muitas melhorias. Outras veem temor com risco de segurança, manipulação ou substituição da mão de obra humana. Toda essa preocupação é válida a fim de que se promovam debates sobre a regulamentação, transparência e utilização da IA.


Mesmo eu não sabendo do seu ponto de vista sobre o assunto, entendo que todas as visões devem ser compreendidas uma vez que a inteligência artificial é um tema bem recente.


Particularmente, eu vejo com muito bons olhos. Para mim, a IA é um instrumento fundamental no processo evolutivo do mundo atual. Claro, utilizando-a da melhor maneira possível.


Por isso, esse post tem como objetivo descrever sobre a inteligência artificial e como a mesma pode ser essencial nas empresas e em seu orçamento financeiro. Venha comigo e divirta-se na leitura.


Inicialmente, vamos abordar sobre as finanças pessoais. A inteligência artificial pode te ajudar a monitorar o pagamento das suas contas mensais para que evite atrasos e taxas desnecessárias. Suas contas sempre estarão em dia. Além disso, esse mecanismo auxilia na análise no seu padrão de gastos e sugerir formas de economizar dinheiro.


Assim, você consegue visualizar para onde o seu dinheiro está indo, qual é a sua maior despesa, qual é o seu menor gasto, gerenciar dívidas e muito mais. Ou seja, a inteligência artificial pode te gerar muitas informações para que você consiga tomar as melhores decisões financeiras, realizar um bom planejamento, gestão das suas finanças e traçar metas para o seu dinheiro.


Atualmente, existem inúmeros aplicativos que usam a IA para que você tenha um mapa de toda sua vida financeira. Para você que está preocupado com a segurança, que tal analisarmos por outro ponto?! Será que a inteligência artificial pode nos ajudar a ter mais proteção?


A IA pode colaborar para detecção de fraudes nas suas contas bancárias, no seu celular, no seu cartão de crédito, isto é, em todos os dados sensíveis que você dispõe. Isso cria um grande suporte para que você tenha respaldo em movimentações com o seu dinheiro.


O mercado financeiro também é muito impactado pela inteligência artificial tendo em vista que dá maior apoio para tomada de decisão de investimentos. A IA pode analisar os dados das empresas de forma muito mais rápida e eficiente para dar recomendação de compra ou de venda de algum ativo específico.


Por falar em meio corporativo, as organizações empresariais podem usar a inteligência artificial para automatizar processos, prevenção de fraudes, avaliação de riscos com regulamentos, melhorar a sua eficiência, o seu processo decisório e, consequentemente, seus resultados.


Contudo, todo esse recurso da IA vai passar por desafios que requer muito cuidado por seus usuários. Em primeiro lugar, você deve estar atento ou atenta na segurança dos seus dados. Suas informações têm que estar protegidas. Isso é prioridade.


Outro aspecto que é de vital importância. A inteligência artificial é um artifício de apoio para suas decisões. Ela nunca vai te substituir em suas finanças pessoais. Você tem e, deve, estar presente ativamente gerenciando seu orçamento, identificando despesas desnecessárias e controlando o seu dinheiro.


A IA não é uma solução mágica que vai resolver os seus problemas. Você precisa fazer sua parte. Você é insubstituível.


Além da inteligência artificial, conte comigo para atingir os seus objetivos.


Um abraço a todos e até a próxima!!








 

Comments


bottom of page