top of page
Thiago Ximenes

Por que investir no Exterior?

Todos nós sabemos que o Brasil é um país que possui muita instabilidade em diversos âmbitos como a política, o fiscal, a tributária e a legislativa. Isso se reflete nos seus investimentos uma vez que esses fatores atingem as variáveis macroeconômicas que por sua vez impactam o desempenho das suas aplicações.


Em função disso, a diversificação internacional dos seus investimentos faz-se fundamental para que você reduza os riscos atrelados ao nosso país e todas as incertezas relacionadas as terras brasileiras.


Por isso, que esse post tem o objetivo de elucidar o que são investimentos no exterior, mostrar as vantagens e importância sobre essa modalidade.


Até pouco tempos atrás, investir de maneira internacional era acessível para poucas pessoas. Contudo, o mercado tem evoluído sistematicamente em relação a variedade de ativos para os investidores. Assim, você não precisa ter muito dinheiro para aplicar fora do Brasil e muito menos ter conta internacional. Saiba que, atualmente, está cada vez mais fácil esse tipo de categoria.


Por definição, o investimento no exterior é você alocar o seu dinheiro em um país diferente do qual você mora. Como assim? Nós, brasileiros, conseguimos investir em ativos na América Central, Europa ou Ásia, por exemplo. Desse modo, você pode diversificar o seu portfólio de ativos reduzindo seu risco e potencializando a sua rentabilidade.

A redução do risco se dá pelo fato de que países como EUA, Alemanha e Japão tem economias mais estáveis do que a nossa. No vértice da rentabilidade está a moeda. Esses mesmos países citados anteriormente dispõem de uma moeda mais forte que a nossa, o que aumenta suas chances de ganho. Se já é bom multiplicar o seu patrimônio em real, imagina você fazer isso em dólar?


A partir de tudo que já foi citado, podemos identificar os motivos pelos quais você pode e deve investir no exterior:


- Diversificação geográfica = acesso a diversos países;

- Empresas globais = acesso as maiores empresas do mundo;

- Exposição a moedas mais forte = rendimentos em dólar ou euro;

- Facilidade = simplicidade de acesso podendo fazer tudo do próprio Brasil;

- Proteção = mecanismo de defesa contra as incertezas do mercado brasileiro.


Já percebemos a importância de ter uma diversificação internacional, mas e o investimento propriamente dito? Quais ativos você pode aplicar no exterior? Os mesmos que você investe no Brasil. Como assim?


Temos os REITs que equivalem aos fundos imobiliários brasileiros no qual atuam no setor de imóveis investindo em residências, indústrias, hotéis e até campos de golfe. Outra opção de aplicação são as stocks que nada mais são do que as ações de empresas como Amazon, Apple e Nike. Que tal ser sócio do McDonald´s? Ademais, você também pode investir em ETFs e fundos de investimentos. Ou seja, você tem uma gama de possibilidade para diversificar sua carteira.


Mesmo que, investir no exterior é uma variante mais segura do que investir no Brasil, segundo analistas, não é recomendável que você invista todo o seu dinheiro lá fora. Separe uma parte do seu capital e o exponha internacionalmente.

Vale ressaltar a relevância que você sempre tenha sua carteira de investimentos alinhada com suas metas e perfil de investimento.


Conte comigo para a diversificação internacional da sua carteira.


Um abraço a todos e até a próxima!!







Comments


bottom of page