O investimento mais tradicional e favorito dos brasileiros sempre foram os queridos imóveis. Contudo, realizar aplicações nessa modalidade possui muitas desvantagens como uma alta quantia, alto risco, burocracia de documentos, baixa liquidez, entre outros fatores.
Nesse post mencionaremos os Fundos de Investimentos Imobiliários, conhecido como FIIs, que são uma alternativa para os imóveis.
Inicialmente, vamos descrever um fundo de investimento para que você entenda perfeitamente esse mercado e invista com conhecimento e consciência. Um fundo de investimento é veículo de investimento coletivo no qual um grupo de pessoas com um objetivo em comum unem seus recursos contando com uma gestão profissional para a escolha dos ativos e gerenciamento do portfólio. Sendo assim, um FII é uma espécie de condomínio em que um conjunto de pessoas, juntamente com você, aplica o dinheiro no mercado imobiliário.
Normalmente, o dinheiro aplicado em um fundo imobiliário é utilizado na construção ou na aquisição de imóveis para que sejam locados ou arrendados. Com os ganhos nessas operações, os lucros são divididos proporcionalmente entre os investidores. Esses lucros, assim como no mercado de ações, são chamados de dividendos.
É importante ressaltar que quanto mais cotas você tiver de um fundo imobiliário, maior será o dinheiro que irá receber.
Além disso, os FIIs possuem outra semelhança com o mercado acionário. As cotas dos fundos são negociadas diariamente na Bolsa de Valores. Dessa forma, você pode obter lucro nesse tipo de investimento através dos dividendos, citados acima, e pela valorização da cota. Ao vender sua cota de fundo por um preço mais caro do que pagou, você obtém um ganho de capital.
Na prática, existem diversos tipos de fundos imobiliários no qual cada um possui uma estratégia, gestores e ativos diferentes. Comumente, separa-se os fundos imobiliários em dois grandes grupos.
O primeiro grupo são os fundos de tijolos que investem o seu patrimônio em empreendimentos físicos como lajes corporativas, shopping, hotéis, galpões e outros diversos tipos de imóveis. Não é muito bacana?! Já pensou em você ser proprietário ou proprietária de um shopping ou hotel e ainda receber por isso?! Tenho certeza de que você adoraria ainda mais porque esses fundos costumam pagar dividendos de uma forma periódica.
O outro grande grupo são os chamados fundos de papel que, por sua vez, aplicam o capital em títulos de dívidas lastreados no mercado de imóveis. Esses títulos de dívidas são investimentos de renda fixa voltadas para o mercado imobiliário como as LCIs (emitidas por instituições financeiras que captam recursos financeiros para conceder crédito imobiliários) e as CRIs (títulos de securitizadoras que dão direito de receber pagamentos por financiamento imobiliário).
Pode-se perceber que a principal diferença entre os fundos de tijolos e os fundos de papel são os ativos no qual o seu dinheiro fica aplicado. Por esse motivo, é fundamental diversificar esses dois tipos de fundos imobiliários em sua carteira de investimentos.
A economia é cíclica, e quando a renda fixa for mais atrativa, os fundos de papel tendem a performar melhor do que os fundos de tijolos. O oposto é verdadeiro. Os fundos que investem em imóveis físicos tendem a desempenharam melhor quando a renda variável estiver com um maior nível de atratividade.
De modo geral, com a leitura desse post, você consegue notar que investir em fundos imobiliários tem inúmeros benefícios: acesso a grandes empreendimentos, alta liquidez, dividendos isentos de imposto de renda, gestor profissional e muitos outros.
É claro que como qualquer outro tipo de aplicação financeira, os FIIs apresentam riscos, como por exemplo, o risco de inadimplência e o risco de vacância.
Todavia, devido a facilidade e a praticidade dessa modalidade, além da aplicação inicial baixa (existem fundos de imobiliários no mercado por menos de R$ 10,00), fazem essa categoria de investimento serem muito procurada por pessoas que querem obter renda extra e aumentar a sua riqueza.
Avalie se os fundos imobiliários condizem com seu perfil e objetivo. Esse investimento é mais indicado para o longo prazo diminuindo a volatilidade e maturando os seus ganhos.
Estou seguro de que essa modalidade pode te ajudar nos seus sonhos financeiros desde que esteja alinhada com suas metas.
Um abraço a todos e até a próxima!!
Comments