A curva de juros é uma das variáveis monitoradas por especialistas no mercado financeiro, principalmente no mundo da renda fixa. Através da mesma podemos entender sobre o comportamento de alguns investimentos como, Tesouro Direto e CDB, e compreender a economia como um todo.
Nesse post, você vai saber o que é a curva de juros, para que ela serve, sua relevância, seus impactos e por qual motivo ela é tão comentada dentro do universo dos investimentos.
Desejo a vocês: uma ótima leitura!!
Por razões óbvias, vamos começar do início com o conceito. A curva de juros nada mais é do que uma representação gráfica da taxa de juros esperada pelo mercado em um determinado momento futuro. Ou seja, é uma expectativa da taxa de juros futura.
A curva a termo (outro nome para a curva de juros) é definida para datas diferentes, isso quer dizer que no gráfico para cada data específica espera-se uma taxa de juros diferente.
O que vai indicar a taxa de juros em cada período de tempo são as expectativas do mercado com base nas informações políticas, monetárias, econômicas e sociais disponíveis naquele momento. Dessa forma, a curva de juros vai se modificando com o passar do tempo devido as implicações citadas acima.
Nos investimentos, a curva de juros irá mostrar o rendimento esperado que você poderá ganhar ao longo do tempo. Por isso que essa variável possui uma relação diretamente proporcional com os ativos de renda fixa, uma vez você vai perceber o retorno proveniente dos juros a receber. Assim, a curva a termo torna-se referência para esse tipo de classe de investimento sendo um termômetro que visa revelar o preço do dinheiro ao longo do tempo.
Lembrando que a renda fixa são títulos de dívidas no qual você empresta o seu dinheiro para o governo, um banco ou uma empresa e recebe seu dinheiro investido acrescido de juros.
E na renda variável? Qual a importância da curva de juros? Vamos lá!!
Como você pôde perceber, essa variável impacta diretamente a renda fixa. Mas, também vai influenciar os ativos mais arriscados. De que forma? Quando você olhar a curva de juros e notar no gráfico que existe uma previsão de redução da taxa de juros, a renda variável vai ficar mais atrativa tendo em vista que a rentabilidade paga para os títulos de dívidas serão menores. Sendo assim, ao fazer essa interpretação, você pode decidir investir em ações, fundos imobiliários, criptoativos ao invés de CDBs, LCAs ou debêntures, por exemplo.
Não é apenas no mercado financeiro que a curva de juros vai atuar. Caso você queira abrir o seu próprio negócio ou expandir as atividades da sua empresa, entender sobre o funcionamento da curva a termo também é importante.
Com uma taxa de juros mais alta, o crédito e o financiamento ficam mais caros, assim realizar movimentos de crescimento ou mesmo iniciar o seu negócio poderá se tornar muito dispendioso para você. Isso faz com que você possa vir a esperar um período mais oportuno com uma taxa de juros menor para efetuar seus objetivos.
Foi compreender sobre a curva de juros e sua funcionalidade? É uma variável com o intuito de relatar o valor do dinheiro ao longo do tempo.
Comente o que achou sobre o post.
Um abraço a todos e até a próxima!!
Comments