Em todas as esferas da nossa vida, nós temos expectativas. Você tem diversas expectativas. Você tem perspectivas no trabalho, no seu relacionamento, nos seus filhos e filhas, na sua família, com seus amigos e muito mais. Essas expectativas são possibilidades tanto de caráter positivo quanto negativo. Afinal, por que eu estou falando sobre esse assunto?
Porque, nesse post, abordaremos sobre as expectativas da inflação no mercado financeiro e como isso impacta os investimentos em renda fixa.
Venha comigo na leitura e divirta-se!!
Na renda fixa, você já deve ter percebido os ativos prefixados ou investimentos atrelados a nossa inflação, chamada IPCA (Índice de Preço ao Consumidor Amplo). É válido lembrar que a renda fixa é uma classe de ativos no qual você empresta o seu dinheiro para alguém e, após o vencimento, recebe o capital investido acrescido de juros.
Um investimento prefixado paga um percentual de remuneração definido no momento da aplicação como por exemplo, 15% a.a. Já um ativo indexado a inflação, possui uma taxa prefixada mais a variação do IPCA como por exemplo, IPCA + 10% a.a., ou seja, para saber seu ganho total basta somar a taxa prefixada com a variação da inflação do período.
E em qual momento aparece a inflação implícita? O conceito de inflação implícita é a expectativa da variação do índice em questão (IPCA) a partir da diferença entre a taxa de juros nominal e real.
A taxa de juros nominal é a remuneração paga nos ativos prefixados. No exemplo acima, rentabilidade nominal do investimento é de 15% a.a. Já a taxa de juros real é a remuneração nominal diminuindo a inflação. Isto é, identificar se a sua aplicação rendeu acima ou abaixo da inflação. Assim, os títulos atrelados ao IPCA pagam uma rentabilidade real uma vez que possui uma taxa prefixada mais a inflação.
É muito importante você compreender essa diferença entre ganhos nominais e reais tendo em vista que a inflação diminui o poder de compra do seu dinheiro. Nunca se esqueça que o seu capital perde valor com o passar do tempo. O IPCA impacta diretamente a sua rentabilidade.
Com essas definições, fica muito mais fácil de entender na prática qual a funcionalidade da inflação implícita. Vamos continuar utilizando o exemplo dado no artigo e compará-los. Então, temos um investimento prefixado com taxa de 15% a.a. e outro ativo com remuneração de IPCA + 10% a.a, ambos com o mesmo vencimento. Logo, conclui-se que a inflação do período é de 5% a.a., ou seja, a diferença entre as taxas.
Dessa forma, ao assimilar o mecanismo da inflação implícita, você entende melhor sobre as expectativas inflacionárias e qual será o posicionamento do Banco Central em relação a política monetária.
Um dos maiores objetivos do Banco Central é convergir a inflação para a meta através de ajustes na taxa de juros. Caso, as expectativas da inflação se alterem com o tempo, é natural que o órgão modifique a taxa Selic influenciando diretamente a rentabilidade dos seus investimentos.
É válido salientar que você fique de olho nessa variação da inflação para que o seu patrimônio cresça e tenha um retorno acima da mesma. Caso tenha um rendimento abaixo, seus bens vão aumentar de forma nominal, todavia, o seu dinheiro estará perdendo poder de compra.
Você pôde notar durante todo esse post que as palavras mais escritas foram inflação e expectativa. As duas afetam diretamente o seu consumo e o seu dinheiro. Fique atento e atenta a elas.
Conte comigo para te auxiliar a proteger seu dinheiro contra a inflação.
Um abraço a todos e até a próxima!!
Comentarios