top of page
Thiago Ximenes

Entenda melhor sobre os Criptoativos

O mercado de investimentos vem crescendo a cada dia no Brasil. Novas formas e modalidades de aplicações financeiras aumentam o leque de opções para a diversificação do portfólio de todo investidor, inclusive do seu.


Esse post descreverá sobre um desses novos tipos para que você compreenda a respeito do seu funcionamento e identifique se esse ativo possa estar de acordo com seu perfil de investidor e com os seus objetivos.


Seja bem-vindo e bem-vinda ao mundo dos criptoativos.


Os criptoativos nada mais são do que ativos virtuais, protegidos por criptografia, presentes em registros digitais. Tudo é realizado por meio de computadores, inclusive suas operações e armazenamento de dados. O processo é feito de forma virtual. Os valores são transacionados de forma eletrônica, não existindo o dinheiro em sua forma física.


Esse produto surge com o propósito de permitir que empresas e você possam efetuar transferências financeiras eletrônicas de uma maneira descentralizada, ou seja, sem a intermediação de bancos centrais, instituições, governos ou qualquer outro órgão, diferentemente dos outros tipos de investimentos como a renda fixa, ações e fundos imobiliários que são regulamentados e fiscalizados pelo Banco Central do Brasil e pela B3.


Para ter tal atividade, criou-se uma tecnologia chamada blockchain. Nela, as transações publicadas na rede são registradas em blocos, de modo que cada bloco se conecta ao bloco imediatamente anterior. A propriedade dos criptoativos é verificada através de uma senha secreta que permite que as operações sejam realizadas de forma quase anônimas. Ao possuir a senha, você se torna proprietário do ativo virtual.


Você pode investir e operar em criptoativos tendo uma conta virtual com uma chave pública para a publicação das suas transações na rede e uma chave privada secreta no qual é necessária para ter acesso aos ativos. No mercado, encontram-se diversos tipos de criptoativos como as criptomoedas, stablecoins e NFT.


Um ponto fundamental para analisar em qualquer investimento são os riscos (e não apenas a rentabilidade). Os criptoativos não são emitidos, regulados ou fiscalizados por qualquer autoridade monetária o que representa um alto risco para você que deseja investir nesse ativo. Por ter esse risco elevado, a volatilidade é muito alta com grandes subidas e quedas do seu valor e preço. Se você tem o intuito de aplicar em criptoativos tem que ter uma aptidão para fortes emoções. Como trata-se de um ativo virtual, o mercado de cripto também possui risco de fraudes e risco cibernético.


Há uma variedade de formas para se investir nos criptoativos. Esse mercado possui exchange especializada na comercialização dos ativos virtuais. As alternativas para a aplicação nesse ramo são os fundos de criptomoedas e as ETFs. Essas duas últimas são modalidades bem interessantes uma vez que são negociadas na B3 com a regulamentação do órgão e de outras instituições. Isso dá a você uma maior segurança nos seus investimentos.

O mercado de criptoativos pode ser uma ótima opção de diversificação da sua carteira de investimentos. Contudo, como foi comentado nesse post, ainda é um veículo de investimento sem regulamentação que pode proporcionar muitos riscos a você e ao seu capital.


É preciso e faz-se necessário ter cuidados ao iniciar sua aplicação em ativos virtuais.


Sabemos que esse é um mercado muito recente e possui muita informação, todavia, os criptoativos podem ser investimentos muito interessantes quando tomadas as devidas cautelas como o percentual exposto da sua carteira e na escolha dos ativos.


Invista apenas naquilo que você conheça e saiba como funciona. Além, claro, investir em ativos que estejam alinhados com o seu perfil e as suas metas.


Um abraço a todos e até a próxima!!







Comments


bottom of page