Talvez você estranhe um pouco sobre o tema desse post. Todavia, um dos meus propósitos quando eu criei esse blog é levar informação na área de investimentos e também nas suas finanças pessoais. Por que disso? Faz sentido você investir o seu dinheiro no qual em uma emergência, você teria que resgatá-lo e ter um prejuízo? Faz sentido você ter ativos financeiros sem ter uma proteção para o patrimônio que está construindo?
Por isso que elaborei essa categoria de posts com o nome conhecimento. Meu objetivo é te amparar financeiramente. Muitos mais do que investir, é fundamental que você tenha mecanismos de proteção que vise te dar uma saúde financeira com maior estabilidade.
Assim, nesse artigo vamos falar sobre o seguro de vida e como o mesmo auxilia a você ter mais segurança. Venha comigo e divirta-se na leitura!!
Entretanto, existem vários mitos sobre o assunto em questão. O seguro de vida, em sua grande parte, foi muito mal comercializado e por isso tem um certo preconceito de muitas pessoas. A maioria, pode ser que você seja uma delas, não entende os benefícios e o funcionamento do seguro fazendo com que esteja correndo um grave risco financeiro em caso de algum imprevisto.
Inicialmente, vamos compreender o seu conceito. O seguro de vida é um serviço no qual você faz um acordo com uma seguradora para garantir que os seus dependentes sejam protegidos em decorrência de alguma sinistralidade que aconteça com você. A seguradora contratada paga uma indenização se algum dos imprevistos descritos na apólice venham a ocorrer. Isto é, você paga uma mensalidade em troca de uma quantia de dinheiro para determinadas eventualidades.
Dessa forma, o objetivo do seguro de vida é que sua família ou seus entes queridos mantenham o padrão de vida caso haja algo grave com você como morte ou invalidez devido a um acidente, por exemplo. Com isso, mesmo nas horas mais difíceis, essa indenização paga pela instituição financeira vai amparar as pessoas que você selecionou para serem beneficiadas. Se você não tenha escolhido nenhum beneficiário, a valor é pago para os dependentes legais.
Para que você que acha que seguro de vida é só para em situações de morte, venho lhe informar que existem seguros em vida também. Mesmo que você não tenha filhos, esposa, esposo, mãe, pai, é importante, nesse caso, que você tenha um respaldo para casos de doenças graves, invalidez, incapacidade temporária, internação hospitalar, entre outros contextos.
Vamos supor que você, sem filhos ou cônjuge, seja autônomo ou CLT e seja diagnosticado ou diagnosticada com uma doença? Você está preparado ou preparada para isso? E se você sofrer um acidente e não puder trabalhar? Onde está seu anteparo financeiro?
Com tudo que foi citado no post, podemos pontuar muitas vantagens do seguro de vida, como por exemplo:
- Preservação financeira;
- Pagamento por afastamento de trabalho;
- Excelente custo-benefício.
Compreendendo mais sobre o assunto, a apólice é um documento que formaliza o contrato no qual tem informações relevantes como as coberturas previstas e as condições de indenização. Nesse registro também relata o papel da seguradora que assume o risco de incorrer um sinistro e administra o seguro em troca do valor que você paga por mês ou de uma vez só. Ademais, não existe um seguro ideal, a contratação do mesmo tem que ser de acordo com sua necessidade específica.
Segundos especialistas da área de seguros de vida, o recomendável é uma cobertura de 10 a 15 vezes o seu ganho anual para quitar as despesas. Em episódio de falecimento tem-se os custos funerários e óbito. Para incidência de acidentes tem os gastos diários com a internação ou procedimentos médicos. A quantia ideal é aquela que seja suficiente para você e seus entes queridos se organizem financeiramente perante o imprevisto sucedido.
Vale salientar que o preço do seguro não se mantém igual durante o período selecionado por você. O mesmo é reajustado periodicamente para te proteger contra a inflação, afinal, somos um país que, historicamente, tem uma alta taxa inflacionária.
Então o seguro de vida é um custo? Teoricamente sim. Tudo que sai do seu bolso é despesa e tudo que entra é receita. A finalidade do seguro de vida não é que você tenha um ganho financeiro, mas sim que você dê sustentabilidade a sua família e a você próprio.
Quanto vale sua tranquilidade? Quanto custa sua saúde financeira?
Sempre proteja você mesmo ou você mesma e as pessoas que ama. Isso é a nossa maior dádiva.
Conte sempre comigo. Um abraço e até a próxima!!
Comments