top of page
Thiago Ximenes

Descubra os pontos de atenção sobre os financiamentos

A compra de um determinado bem ou abrir o seu próprio negócio é o grande sonho de muitas pessoas, inclusive pode ser o seu que está lendo esse post nesse momento. Para que isso se torne realidade, é necessário ter recursos financeiros. Infelizmente, nem todo mundo tem capital suficiente para dar esse passo à vista. Sendo assim, o financiamento tornou-se uma modalidade alternativa para que você atinja esse objetivo.

Nesse post, você entenderá o que um financiamento e os pontos de atenção que você deve observar ao adquirir o mesmo. Venha comigo e divirta-se na leitura.


Qual seria a sua definição? O financiamento é uma ferramenta no qual você pede dinheiro emprestado a uma instituição financeira ou de crédito para adquirir um bem. Você vai pagar de forma parcelada por um período definido com um acréscimo de juros. Ou seja, é uma antecipação de crédito no qual realiza-se um contrato entre quem precisa de dinheiro e quem pode fornecê-lo.


O patrimônio financiado em questão, por exemplo, é a garantia do negócio. Caso você venha a faltar o pagamento e ter inadimplência, a instituição que emprestou os recursos pode tomar a sua posse e levar até o leilão.

Existem diversas tipos e objetivos de financiamento sendo os mais comuns: imobiliário (para você que quer a casa própria), veículos (motocicletas, automóveis), equipamentos (para uma empresa aumentar sua capacidade produtiva) e estudantil (para você que deseja fazer uma graduação em uma faculdade particular).


Até esse momento, podemos perceber que ao contratar um financiamento, você está assumindo uma dívida. É fundamental que você faça um bom planejamento financeiro para que você possa averiguar se tem condições para dar esse passo. Afinal, o financiamento é uma categoria com um compromisso de longo prazo, dessa forma, examine os detalhes para que você evite imprevistos e faça um bom gerenciamento de contas.

Depois que você realizou um planejamento, analise a possibilidade real de você contrair essa dívida: cabe no seu orçamento? Você está com uma boa saúde financeira para isso? Você precisa do bem em questão? Esse financiamento é justificável ou não?


Todas essas perguntas devem ser respondidas antes de qualquer contratação de qualquer financiamento. Sem essas conclusões, a chance de um financiamento virar um endividamento impagável é muito grande.


Vamos a outros cuidados que você deve ter ao decidir fazer um financiamento?


- Pesquise as melhores condições = taxas de juros, prazo de pagamento e valor das parcelas;


- Entrada = quanto maior a quantia que você der de entrada, menor o valor financiado;


- CET = Custo Efetivo Total = as parcelas incluem custos, encargos, tributos e seguros. Saiba o tamanho da sua dívida;


- Contrato = leia atentamente sobre as questões de pagamento e atrasos para evitar surpresas desagradáveis;


- Busque instituições financeiras ou de crédito com credibilidade no mercado e que sejam de confiança;


- Pague as parcelas em dia. SEMPRE!!


Não se esqueça que o financiamento possui suas particularidades e é uma espécie de crédito muito interessante para você que pretende executar um projeto agora, mas não tem recursos para fazê-lo à vista.


Contudo, suas finanças devem estar sob controle.


Um abraço a todos e até a próxima!!







Comments


bottom of page