top of page
Thiago Ximenes

Criptomoedas: o que são e vale a pena investir?

Nos últimos anos, um ativo que mais vem ganhando força entre os investidores do mercado financeiro são as criptomoedas. Por se tratar de um assunto ainda pouco conhecido e recente, essa aplicação desperta bastante desconfiança e rejeição para grande maioria das pessoas.


Afinal, o que são criptomoedas? Qual é a sua funcionalidade? Qual é o seu risco? Esse post visa responder essas e outras perguntas sobre esse tema. Divirta-se na leitura!!!


Em sua definição, as criptomoedas são moedas digitais descentralizadas originadas em uma rede blockchain baseados em um sistema avançado de criptografias que protegem as informações e os dados das transações.


Ficou técnico demais? Exato. Como a caraterística desse blog é descomplicar o conhecimento para que você entenda da melhor maneira possível, vamos a um conceito mais simplificado.

As criptomoedas são moedas digitais porque não são tangíveis, elas não têm um papel moeda, não podem ser tocadas pelas nossas mãos. Elas só existem pela internet, ou seja, é totalmente digital. O fato de serem descentralizadas se devem pelo fato de que não são emitidas, controladas, intermediadas ou autorizadas por um governo, um país ou um órgão responsável. Quem realiza transferências e as mais diversas operações são os próprios usuários.


Para que tudo isso aconteça, existe um grande banco de dados que permite o envio e o recebimento de informações pela internet. Além disso, carrega esses dados em blocos que forma uma corrente. O nome de banco de dados? Blockchain. A mesma é a tecnologia por trás das criptomoedas.

Para mais, a criptografia é o sistema de segurança que possibilita essa emissão e a transação das moedas de forma mais fidedigna e segura. Aliás, é dela que vem o nome das criptomoedas – moeda criptografada.


A funcionalidade das criptomoedas é muito parecida com o nosso dinheiro físico em si: servir como meio de troca para facilitar as transações comerciais. Algumas empresas aceitam criptomoedas como modo de pagamento.


Uma das grandes características conhecidas das criptomoedas é a alta volatilidade, tendo muito momento de subidas e quedas. Possuem um alto potencial de rentabilidade e não sofre interferência política e regulatórias. Isso atrai muito as pessoas que querem especular para gerar um ganho em cima dessas oscilações.


Segundo os analistas de mercado, devido a essa oscilação muito abrupta, esse tipo de ativo não é muito indicado para quem tem um perfil mais conservador. Essas variações causam bastante emoção nos investidores de criptoativos, ou seja, é uma aplicação mais arriscada.

Como todo e qualquer investimento, as criptomoedas têm as suas vantagens e desvantagens. Entre os seus benefícios estão: alto potencial de rentabilidade e diversificação de carteira. Já os riscos são: alta volatilidade e alvo de golpes e fraudes.


Mas para você que tem um perfil mais agressivo, também é válido tomar algumas precauções para evitar golpes ou perda de parte do capital investido. Por tem um aumento em sua popularidade, vem surgindo muitas moedas digitais no mercado. Contudo, são criptomoedas que ainda não tem uma validade definida. Por isso, faz-se necessária buscar as criptos que são mais conhecidas como: Bitcoin, Ethereum e Tether.


Vale ressaltar que isso não é uma indicação de compra dessas criptomoedas.


Com tudo que foi mencionado nesse artigo, é muito importante salientar que as criptomoedas são investimentos muito recentes no qual ainda possui um estudo sobre suas influências, correlações com outras variáveis macroeconômicas e dinâmica no mercado.


Nunca se esqueça que você deve investir de acordo com seu perfil e que os seus investimentos devem caminhar para os seus objetivos.

Conte comigo para toda sua jornada financeira.


Um abraço e até a próxima!!!







Comments


bottom of page