top of page
Thiago Ximenes

Conheça um dos investimentos mais seguros do mundo: as Treasuries

Os investimentos em títulos de dívidas dos governos deveriam ser uma das primeiras aplicações a serem feitas por todo investidor ou investidora. Para você que ainda não começou a investir e não tem uma carteira de investimento, essa modalidade é a ideal para um pontapé inicial no mercado financeiro. O nome desses investimentos? Tesouro.


Os motivos são bem simples de se compreender: esses investimentos são considerados os mais seguros porque, ao aplicar em um tesouro, você está emprestando o seu capital para o governo que é considerado o melhor credor do mercado. O governo pode imprimir dinheiro, aumentar impostos ou outros mecanismos para elevar sua arrecadação e te pagar. Ou seja, você não vai receber um calote. Seu dinheiro emprestado será devolvido acrescido de juros.


Isso não é muito bom? Com certeza sim. Em cima disso, não é só o governo brasileiro que emite títulos de dívidas. Todos os governos, de todos os países, do mundo inteiro, disponibilizam esse ativo.

Assim, esse post tem o objetivo de te explicar sobre o investimento que é considerado um dos mais seguros do mundo, as Treasuries. Vem comigo e me acompanhe até o final do artigo.


Divirta-se na leitura!!


As treasuries são os títulos de dívidas emitidos pelo governo americano com a finalidade de arrecadar recursos para desenvolver projetos no país e financiar a dívida americana. Todos os países, assim como nós, precisam de dinheiro para realizar suas atividades, pagar contas, evoluir financeiramente. O Tesouro é justamente um programa para que atenda essa necessidade de capitalização. Agora, você já sabe que quando investir em qualquer tesouro, você estará financiando as tarefas públicas daquele país.

Essa modalidade é conhecida como uma das mais seguras porque o governo estadunidense tem uma longa história de ser bom pagador de juros e amortizações. Além do mais, estamos falando sobre a maior economia do mundo, um sistema tributário sólido e uma das moedas mais fortes do planeta, o dólar.


A garantia das treasuries são o próprio governo americano. O grande risco dessa aplicação é os Estados Unidos quebrar financeiramente, ou seja, essa ameaça é praticamente nula. Lembrando da relação entre risco e retorno, por serem aplicações muito seguras, a rentabilidade das treasuries não são muito altas. Não são ativos conhecidos por terem grandes rendimentos justamente por terem um risco tão baixo.


Contudo, são investimentos de proteção. Quando o mercado está com muita instabilidade ou insegurança, você pode recorrer esses ativos para se proteger. Existem outros motivos para você investir nessa modalidade como: diversificação geográfica e alta liquidez. Isto é, você não fica exposto apenas ao cenário Brasil (somos um país de instabilidade política e fiscal) e consegue comprar e vender esses investimentos a qualquer momento porque é um mercado muito grande, na casa dos trilhões de dólares.


Dessa maneira, as treasuries são uma boa opção para que você tenha uma fonte mais segura de renda protegida da inflação. Boa parte do que consumimos em nosso país, é dolarizado, ou seja, tem custos em dólar. Quando o dólar aumenta, a tendência, é que diversos produtos e serviços fiquem mais caros. Investir em ativos internacionais é essencial para mitigar esse efeito inflacionário.


Notou a importância e a segurança das treasuries? Agora, vou citar os grupos nos quais esses investimentos são divididos:


- Treasury Bill = tesouro americano de curto prazo com vencimento até 1 ano;


- Treasury Note = tesouro americano de médio prazo com vencimento de 2 a 10 anos com pagamento de juros semestrais;


- Treasury Bond = tesouro americano de longo prazo com vencimento entre 10 e 30 anos com pagamento de cupons semestrais.


Como você pode perceber, alguns treasuries pagam juros semestrais, isso quer dizer que a cada 6 meses você vai receber a rentabilidade do seu ativo. Isso te ajuda a ter uma previsibilidade de recebimento dos dividendos a serem pagos. Recordando, em dólar.


Um grande empecilho nesse tipo de modalidade sempre foi a questão da acessibilidade a investimentos internacionais. Todavia, isso já mudou bastante. Está bem fácil alcançar aplicações nos EUA como as treasuries.

Não importa se você tem um perfil mais conservador ou agressivo, ativos no exterior são para todos e tem um papel fundamental na carteira de investimentos como diversificação e proteção contra a inflação.


Se ganhar em real já é bom, imagina em dólar.


Conte comigo nos seus investimentos internacionais.


Um abraço a todos e até a próxima!!








Comentários


bottom of page