top of page
Thiago Ximenes

Confira as vantagens e desvantagens da renda fixa no exterior

No post, Por que investir no Exterior?, detalha a importância de você ter investimentos fora do Brasil. Diversificação, moeda mais forte e uma política mais estável são alguns exemplos dos motivos para que esse tipo de ativo esteja dentro da sua carteira de investimentos. Contudo, muitas pessoas ainda acreditam que investir no exterior é apenas aplicar em Bolsa de valores ou correr muitos riscos. Isso não é verdade.


Esse artigo tem como objetivo mostrar para você que possuem ativos internacionais seguros que podem e devem fazer parte do seu portfólio.

É com muito prazer que eu apresento a você: a renda fixa no exterior!! Divirta-se na leitura, é bom demais ter a sua companhia.

Caso você não saiba, a renda fixa é uma categoria de investimentos no qual tem como característica uma previsibilidade maior de performance. Isso faz com que a mesma seja a favorita de boa parte das pessoas. Agora, imagine você ter uma maior previsibilidade e ainda estar exposta a uma moeda mais robusta como o dólar, por exemplo. Não é uma vantagem?


Assim, você consegue ter uma estratégia de diversificação da sua carteira, além de proteger o seu dinheiro contra as oscilações do mercado brasileiro.


A renda fixa internacional é muito parecida com a do Brasil no qual o governo e as empresas emitem títulos atrelados a algum indexador. O capital que você investir é emprestado para algumas das instituições citadas anteriormente, retornando depois de um prazo acrescido de juros.


Ao se falar de EUA, maior mercado do mundo, existem diversos investimentos de renda fixa como: bonds (título de dívida emitido por empresas), treasuries (título de dívida do governo americano, considerado o investimento mais seguro do mundo) e time deposit (empréstimos para as instituições financeiras). Ou seja, são aplicações muito simulares ao tesouro direto, debêntures e emissões bancárias.


Uma das diferenças está na remuneração. No Brasil, a renda fixa pode ser pós-fixada (atrelada do CDI), prefixado ou atrelada a nossa inflação, o IPCA. Já no mercado norte americano, a maioria desses ativos são prefixados, isto é, independente da oscilação da taxa de juros, você mantendo seu investimento até o vencimento, irá receber a taxa que foi acordada no início da aplicação.


Outro ponto de muita relevância está na liquidez do mercado secundário, onde nos EUA é muito maior do que no Brasil. Isso quer dizer que, no Estados Unidos, caso você não fique com o ativo até o vencimento, é mais fácil vendê-lo para outro investidor. Esse fato deve-se que o nosso mercado de capitais é, ainda, numericamente, insignificante perto do mercado americano.


E temos a questão da tributação. Na renda fixa nacional, é considerado o prazo de investimento. Quanto mais tempo seu dinheiro estiver aplicado, menos você vai pagar de imposto de renda. Enquanto isso, a tributação da renda fixa americana é feita de acordo com o ganho de capital da tabela GCAP da receita federal.


Mesmo sendo um mercado mais seguro, todo investimento tem seu risco. Todavia, os riscos nesses ativos são próximos ao mercado como um todo. Temos o risco de crédito no qual a instituição não honra seus compromissos financeiros. Também podemos citar o risco de mercado cujo mundo é globalizado e fatores externos podem afetar no desempenho de alguma aplicação específica. E por último, o risco de liquidez porque essa modalidade tem prazos e muitas vezes você não vai conseguir vender antes.


Vamos a uma reflexão? Historicamente, a taxa de juros americana, por exemplo, é menor do que a brasileira. Então, faz sentido ter renda fixa nos EUA sendo que aqui a taxa é maior, mais atrativa?


Faz e muito. Por quê? Porque a sua rentabilidade no exterior é em dólar, ou seja, em uma moeda mais segura do que o real. Além disso, o Brasil é um país emergente com muita instabilidade política e econômica. Países desenvolvidos possuem uma economia mais robusta que geram maior credibilidade e confiança para você.


Nunca se esqueça: a diversificação é sempre a melhor estratégia para a sua carteira de investimentos.


Conte comigo para te auxiliar em tudo o que você precisar.


Um abraço a todos e até a próxima!!







Comments


bottom of page