Um dos meus objetivos no Blog Juros Compostos é levar informação, conhecimento e desmistificar alguns produtos financeiros que possuem um certo preconceito. O crédito é uma das soluções que muitos se arrepiam quando escutam falar. E não. Não é ruim obter um crédito desde que seja de forma consciente e calculada.
O crédito pode ser uma ferramenta muito importante em suas finanças já que permite o acesso a recursos financeiros que, de algum outro jeito, não está disponível. Claro, isso pode ser uma armadilha caso não seja usado com responsabilidade, de modo apropriado, para que não possa vir a gerar graves problemas em sua vida financeira.
Esse post tem por objetivo falar sobre o crédito sob um olhar equilibrado, explicando o que é o crédito e como você pode recorrer a esse instrumento de maneira cuidadosa.
Vem comigo e divirta-se na leitura!!
Inicialmente, vamos a definição conceitual. O crédito é um recurso extra obtido através de terceiros como bancos, cooperativas, instituições financeiras, entre outros. Assim, você adquiri uma quantia para uma determinada meta que tenha, sendo que, o montante total é dividido em parcelas que você terá que pagar. Com juros, afinal, o dinheiro tem valor no tempo.
O crédito não é um vilão, mas sim um artifício que você pode usar no qual leve em consideração a sua capacidade de pagamento, o valor das parcelas, os juros que estão sendo praticados, a sua organização financeira e o total para que não seja algo tão exorbitante.
Existem diversas situações de como um crédito responsável pode ter muitos benefícios quando é bem administrado e planejado. Uma empresa com dívida é uma empresa saudável, uma vez que investir apenas capital próprio em um empreendimento pode ser muito arriscado. Quase todas as grandes companhias do mundo possuem seus créditos. Tendo em vista que o mesmo é bem estruturado e organizado, a instituição não terá problema. As parcelas têm que estar de acordo com o financeiro para que o custo seja o menor possível. O dinheiro do crédito pode ser usado para expandir os negócios e iniciar projetos potencializando a receita da empresa.
Percebe como um crédito responsável pode te ajudar?!
Eu sei. Eu citei um exemplo de empresa. E para você? Qual tipos de créditos no mercado?
Podemos abordar sobre um crédito muito utilizado no cotidiano e eu tenho certeza de que ou você usa com muita frequência ou tem amigos e familiares que o faça: cartão de crédito. Me diz: tem ilustração melhor do que essa?! Cada vez mais, os bancos vêm melhorando os benefícios do cartão de crédito como milhas para viagens, investback, sala VIP de aeroporto e zerando as taxas de anuidade.
Além desse exemplo temos o crédito consignado, o cheque especial, empréstimos em geral e financiamentos. Eles são distintos com características específicas e possuem suas particularidades. Ou seja, para cada demanda que você tiver, há uma linha de crédito disponível.
Muita atenção nessa parte do texto. Anote se for possível. O crédito está diretamente ligado a taxa de juros da economia. Fique atento e atenta quando você quiser usar esse tipo de mecanismo. Quanto maior a taxa de juros, mais caro fica o crédito, maior a chance de estourar a sua planilha financeira. Portanto, sempre verifique a taxa de juros básica do Brasil chamada de taxa Selic. Fique de olho qual é o seu percentual atual e se o momento é de alta ou de queda.
Mesmo que você não seja um admirador ou admiradora de economia ou investimentos, essa informação é muito fácil de ser encontrada na internet.
Você deve pegar um crédito? Depende. Tem necessidade? Qual é a finalidade? Faça uma avaliação prévia, elabore um plano para pagar as parcelas, verifique os juros, leia o contrato e, principalmente, nunca faça uma dívida por impulso. Nunca será a melhor opção.
O crédito é mais uma opção financeira que você tem, é um aliado para solucionar diversas demandas financeiras que possam surgir. Todavia, não é uma solução definitiva.
Busque focar em educação e inteligência financeira. Essas duas sim, você pode usar à vontade sem restrição nenhuma.
Conte comigo para te ajudar em sua caminhada financeira.
Um abraço e até a próxima!!
Commentaires