top of page
Thiago Ximenes

Como ter uma carteira de investimento sustentável? Venha conhecer a liquidez!!

Montar uma carteira de investimento bem estruturada é mais fácil do que muitas pessoas imaginam. Existem alguns elementos chaves que precisam ser bem pensados que fazem a total diferença enquanto você está construindo o seu patrimônio. Todo investimento possui três pilares: rentabilidade, risco e liquidez. Nesse post, vamos examinar, definir e descrever a importância da última citada. Vamos comigo na leitura?


E o que seria a liquidez? A liquidez é um termo muito utilizado em diversas áreas, inclusive no mercado financeiro. Por isso, talvez, você já deve ter escutado essa palavra em algum momento da sua vida. A mesma representa a velocidade que um investimento se transforma em dinheiro.


Dois casos práticos e muito comuns na vida da população brasileira: usaremos a nossa amada poupança e os imóveis como modelos de exemplificação. Uma das grandes facilidades de poupança é a liquidez, ou seja, ao resgatá-la, seu dinheiro está nas suas mãos quase que instantaneamente. Ao contrário, estão os imóveis que possuem uma liquidez baixa devido a maior dificuldade desse ativo se tornar capital em espécie.


Quando você for planejar o seu portfólio de investimentos, é essencial que você faça uma avaliação da liquidez. Esse é um ponto de erro de muitos investidores. É necessário que você tenha uma parte do seu patrimônio em aplicações de acesso mais rápido para em casos de imprevistos e, acredite, eles acontecem.

O que resulta quando você não tem investimentos com liquidez? Em caso de alguma eventualidade que possa vir a acontecer, você terá que vender algum ativo da sua carteira para cobrir esse contratempo. Nesse momento, esse ativo pode não ter alta liquidez ou você vai ter que desfazer de qualquer jeito e vai acabar perdendo dinheiro.

Como é normal ocorrer quando se tem apenas renda variável na carteira. Se há uma emergência, você pode acabar vendendo uma ação ou fundo imobiliário por um preço mais barato do que comprou, realizando um prejuízo. É um fato que dificilmente aconteceria caso se tenha investimentos de alta liquidez que você pode resgatar a qualquer momento.

Com essa situação descrita, podemos perceber a relevância da liquidez em todos seus investimentos. O seu papel é de base e sustentação. Aplicações com liquidez imediata são o alicerce de qualquer portfólio. Tudo em nossas vidas torna-se mais fácil quando nós efetuamos de uma forma sólida e robusta. Nos investimentos não é diferente. É a liquidez que vai te dar a segurança para que você possa desenvolver seu patrimônio.


Adquirir o entendimento do conceito da liquidez faz-se fundamental para que a sua carteira de investimentos atinja os resultados esperados. É, a partir dela, que tudo se inicia e suas aplicações vão ganhando forma.

Os ativos de renda fixa são os que possuem a maior liquidez no mercado, por isso a importância dessa modalidade no seu portfólio. Investimentos que são ótimos exemplos de alta liquidez é o Tesouro Direto, CDBs (Certificado de Depósito Bancário) e fundos de investimentos em renda fixa. Os mesmos têm por objetivo dar a segurança e são responsáveis, em muitos casos, de serem a sua reserva de emergência.

Apesar de relatarmos toda a importância da liquidez, é válido salientar que a sua carteira de investimentos não pode ter apenas ativos muito líquidos. Isso se deve ao fato que, geralmente, aplicações com liquidez mais altas possuem rentabilidades menores.

Dessa forma, com o alicerce bem fundamentado (a liquidez), você pode investir em ativos com prazos mais alongados e com menos liquidez para ter uma rentabilidade melhor.

Não se esqueça que a sua carteira de investimentos deve ser equilibrada e diversificada tanto na liquidez quanto nos ativos. Assim, ela irá manter uma boa performance trazendo os resultados que você espera.

Conte comigo para montar a sua carteira de investimentos.


Um abraço a todos e até a próxima!!









Comments


bottom of page