top of page
Thiago Ximenes

Como ter um plano de ação para controlar as suas dívidas?

Uma das frases que eu mais gosto de dizer é que uma vida financeira saudável é uma vida próspera. Sim, você pode ter uma tranquila em suas finanças. Não importa o quanto você ganha hoje, o quanto você gasta ou se o seu orçamento está uma confusão. O desejo de grande parte das pessoas é ter as suas contas em dia.


Afinal, para que você realize seus objetivos, é essencial que você tenha o seu patrimônio bem estruturado. Como uma das minhas metas é te auxiliar a alcançar os seus sonhos, esse post vai te dar dicas para que você se organize financeiramente, elimine suas dívidas e tenha o controle total da sua vida.


Venha comigo e divirta-se na leitura!!


Tudo começa com o primeiro passo. Então, vamos lá. Inicialmente, é fundamental que você desenvolva uma consciência financeira. É por meio dela que você vai aprender em como administrar os seus recursos. Fique atento ou atenta na forma em como você lida com o dinheiro. O mesmo é motivo de liberdade e não aprisionamento.


Você tem que dominar o seu capital e não o contrário. Concentre-se no quanto é a sua receita, sua despesa, com que o gasta, se você consome por necessidade ou por impulsão, entre outros aspectos. Todos esses fatores vão determinar o quão é a sua vida financeira.


Abaixo, vamos enumerar tópicos importantes que podem servir como uma estratégia para você gerenciar suas dívidas. São eles:


- Liste todas as suas dívidas;

- Anote todos os seus gastos;

- Crie metas financeiras;

- Organize seu orçamento pessoal;

- Corte despesas desnecessárias;

- Tenha uma renda extra;

 - Negocie suas dívidas.


Vamos abordar sobre cada uma dessas dicas?!


Para que você acabe com todas as suas dívidas, você precisa saber o quanto deve para ter uma noção exata do problema que tem que resolver. Não adianta fugir disso porque assim você não irá solucionar nada tendo a chance de piorar ainda mais. Cartão de crédito, cheque especial, financiamento, empréstimo, seja lá o que for, anote.


Você sabe para onde seu dinheiro está indo? Pois é, tem que saber. Faça uma lista com todos os seus gastos: água, telefone, luz, internet, plano de saúde, seguro de vida, supermercado, farmácia e etc. Depois disso, você terá tudo mapeado para criar um método que se encaixe em sua realidade como separar as contas por prioridade, pagar primeiro as dívidas mais altas ou as que possuem os juros mais elevados. É necessário ter um critério para começar a quitar todas as suas pendências.


Organização é uma das palavras-chaves para todos os âmbitos em nossa vida. Faça uma arrumação em uma planilha ou aplicativo de modo que você anote todas as suas receitas (dinheiro que entra) e suas despesas (dinheiro que sai). Dessa maneira, você está visualizando toda a sua vida financeira. Não importa em como ela esteja agora, o mais importante é como ela vai ficar daqui a um período de tempo.


Corte são fundamentais. Fique alerta para a palavra desnecessário. Elimine os gastos que são supérfluos para você. Estabeleça prioridades. Tenha lazer com sua família, viaje, curta um bom restaurante, colecione momentos. Mas faça isso respeitando o seu dinheiro e o seu planejamento. Não gaste seu dinheiro com coisas que não vão te agregar em nada ou que você não precise. Isso faz diferença.


Dinheiro a mais é sempre bem-vindo, você não concorda?! Uma renda complementar por um tempo pode te ajudar a sair das dívidas mais rapidamente. Vender alguns produtos, dar aulas, prestar alguns serviços são alguns exemplos que possam gerar um recurso a mais no final do mês.


Por último, mas não menos valioso, verifique a possibilidade em negociar a sua dívida através de descontos, redução de juros ou pagamento à vista. Você pode ter certeza de um fato: quem você está devendo, quer receber o seu dinheiro. Renegociações são sempre bem-vistas. Usufrua dessa ferramenta.


Feito todo o passo a passo descrito nesse post, todo o seu processo de gerenciamento de dívida está finalizado?! A resposta é não.


Busque conhecimento, não faça novas dívidas, determine sua prioridade e acima de tudo, tenha suas finanças muito bem ordenada. O dinheiro é seu aliado para uma vida de prosperidade e realizações.


Seus sonhos e objetivos agradecem. Conte comigo para realizá-los.


Um abraço a todos e até a próxima!!







Commentaires


bottom of page