top of page
Thiago Ximenes

Como sair da poupança e potencializar os seus ganhos?

Ao longo dos anos, a poupança sempre foi a queridinha dos brasileiros para guardar dinheiro e fazer suas aplicações. As justificativas para isso são diversas, tendo em vista que a poupança era uma opção de fácil acesso, segura e de simples resgate. Contudo, atualmente, o mercado financeiro não é mais um universo paralelo na vida das pessoas.


Através de mais informação e conhecimento, você já deve ter percebido outras possibilidades, além da popular poupança. É nesse post que eu vou te mostrar um mundo de alternativas de investimentos que também são fáceis, sólidos e mais rentáveis. Aproveite a sua leitura.


A poupança é uma modalidade de conta bancária que possibilita o cliente da instituição bancária (você) aplique diretamente na caderneta de poupança. Esta é controlada pelo governo federal para captação de recursos. Inúmeras vantagens fizeram desse investimento algo tão popular como a isenção de imposto de renda, ausência de outros custos como taxas de manutenção, risco muito baixo e liquidez imediata.


Liquidez é a velocidade de conversão de um ativo em dinheiro, ou seja, na poupança, o capital investido entra na conta corrente no mesmo momento.


Por esses fatores, conseguimos entender o motivo pelo qual essa aplicação tornou-se tão comum, não é verdade?! Mas, nem tudo são flores. Quem dera se os investimentos tivessem apenas lados positivos. Os benefícios não vão muito além disso. Para todo e qualquer aplicação, nós temos um tripé formado por: liquidez, segurança e rentabilidade.


Não existe nenhum investimento no mercado financeiro inteiro que tenha essas três características. Sempre, ao escolher uma aplicação, você terá que abrir mão de um ou dois desses aspectos.


Sendo assim, a rentabilidade da poupança começou a desejar. Não é, hoje, uma das opções mais rentáveis do mercado. Além disso, o retorno dessa modalidade fica abaixo da inflação em muitos momentos, o que significa que o seu dinheiro perde valor com o tempo, mas o mesmo não se valoriza na mesma proporção. Isso quer dizer que você perde dinheiro na poupança.


A ampliação do mercado financeiro com um número maior de investimentos está fazendo com que a nossa tradicional poupança perca cada vez mais espaço. Para você que gosta de correr mais risco em suas aplicações, temos as ações, fundos imobiliários e os criptoativos. Mas como o intuito dessa postagem é a poupança, vamos mencionar investimentos tão seguros quanto, com bastante liquidez e uma rentabilidade maior que a caderneta de poupança.


O caminho mais comum para você que deseja sair da poupança e busca investimentos com maiores lucros é começar sua caminhada financeira na renda fixa. A mesma possui uma variedade de aplicações consideradas seguras, conservadoras e de alta liquidez.


O que caracteriza a renda fixa é o empréstimo. Os bancos, as empresas e o governo necessitam captar recursos constantemente para financiar os seus projetos. Assim, eles emitem os títulos que são comercializados como um investimento. O Tesouro direto são emitidos pelo governo, enquanto as debêntures, CRA e CRI são os créditos privados (emitidos por empresas) e o CDB, LCI e LCA são as emissões bancárias, ou seja, os títulos de dívidas dos bancos.


É nesse momento que você entra no mercado financeiro. Ao investir em renda fixa, você como investidor estará emprestando o seu dinheiro para alguém, ajudando os empreendimentos em nossa economia. Com isso, ao deter a posse desses títulos, as instituições devolvem o seu capital investido mais os juros.


Todos os investimentos citados no post são seguros, de baixo risco e com uma rentabilidade maior que a poupança. Tenho certeza de que, depois de ler esse artigo, você vai estar mais confiante de que pode iniciar seus investimentos de uma forma bem construída e sólida.


Dê adeus a caderneta de poupança e conquiste melhores performances.


Conte comigo nessa jornada. Um abraço a todos e até a próxima!!





Comments


bottom of page