Todo mundo que começa a investir em renda variável possui a mesma pergunta: qual a empresa que eu devo comprar? É um questionamento muito justo, afinal, em nossa Bolsa de Valores temos mais de 400 empresas. Isso gera muito dúvida. Por isso que existem diversas metodologias para avaliar a compra ou venda de uma ação, contudo, as duas mais utilizadas são: análise gráfica e análise fundamentalista.
Nesse artigo, vamos desvendar a análise fundamentalista cujo é mais recomendável para você que tem um foco maior no longo prazo. Agora, mesmo que você tenha metas de aplicar no mercado acionário para o curto prazo, te convido para a leitura para que obtenha acesso a outra estratégia de ganho.
Venha comigo e divirta-se!!
A análise fundamentalista caracteriza-se por ser sustentável no longo prazo. A mesma consiste em avaliar a empresa em seus mais diversos âmbitos como sua situação financeira, econômica, setorial, cenário político, conjuntura mercadológica, perspectivas futuras, entre outros pontos. Ou seja, é um estudo muito completo buscando um alto potencial de geração de valor que a companhia pode entregar no longo prazo.
O grande responsável por essa técnica é o Benjamin Graham, tendo como súdito o Warren Buffett. Esses ícones do mercado financeiro são considerados dois dos maiores investidores que esse planeta já viu. Sim, esse é o nível desses mestres renomados.
Depois de observarem todos os pontos listados acima, o raciocínio da análise fundamentalista é que as empresas que estiverem valendo menos do que merece hoje, vão ser valorizadas até chegar no seu preço justo daqui a alguns meses ou anos. Na prática, é realmente você se tornar sócio ou sócia daquela empresa, confiar em sua gestão e que a mesma vai obter resultados sólidos e consistentes com o passar do tempo.
Para que toda essa observação seja feita, é preciso que você examine documentos da empresa como o Balanço Patrimonial, Demonstrativo de Resultado de Exercício (DRE) e o Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC). Assim, você consegue olhar as receitas, as despesas, as dívidas, a capacidade de gerar renda e muito mais. Outro ponto muito importante que não estão nesses documentos, mas que é de vital importância verificar são as práticas de governança corporativa aplicadas dentro da companhia.
Não adianta nada ter balanços e demonstrativos muito sólidos se a gestão não fizer um bom trabalho e conduzir a instituição para um caminho sustentável.
Você consegue ter acesso a esses registros através do site da empresa em questão, uma vez que, quando a companhia é de capital aberto na Bolsa de Valores, a mesma é obrigada por lei a disponibilizar todas essas declarações.
Além de avaliar os aspectos individuais da empresa, você tem que analisar os termômetros do cenário macroeconômico como o PIB, perspectivas de inflação e taxa de juros, índice de desemprego e criação de empregos, entre outros fatores.
Dessa forma, você consegue ter uma pesquisa muito ampla com dados qualitativos e quantitativos que vão te auxiliar na tomada de decisão de comprar ou vender uma ação.
Uma boa análise fundamentalista denota a saúde financeira da empresa com base em informações financeiras e contáveis. A partir disso, os analistas transformação esses dados em múltiplos que são números combinados com o preço atual da ação indicando o potencial de valorização do ativo. Alguns exemplos desses indicadores:
- P/L = é a relação entre o preço da ação com o lucro da empresa;
- P/VP = é a relação entre o preço da ação com o valor patrimonial da companhia;
- EBITDA = é o lucro operacional da empresa;
- DY = é a relação entre o preço da ação com os lucros que a mesma distribui.
Há uma infinidade de indicadores que são utilizados no mercado financeiro, todavia, te apresentei alguns como uma forma de introdução nesse tema. É válido salientar que não se deve tomar uma decisão baseada em um indicador isolado. É o conjunto de razões que determina se uma ação deve compor ou não a sua carteira de investimentos.
As vantagens da análise fundamentalista se dão por buscar empresas baseadas em fundamentos e gerenciar os riscos já que você deve retirar do seu radar as companhias que não estão com sua saúde financeira em dia. Evite as instituições com muitas dívidas e envolvidas com escândalos.
Nesse post, você pode perceber que uma análise fundamentalista bem-feita requer muito tempo e atenção. Um detalhe errado e toda a avaliação pode não estar comprometida. Portanto, conte com a ajuda de profissionais para te ajudar nesse processo.
Nunca se esqueça: monte uma carteira diversificada para reduzir seus riscos e aumentar suas chances de ganho.
Conte comigo para isso.
Um abraço a todos e até a próxima!!
Comments