Nesse post você vai descobrir que a renda fixa é uma ótima direção para o início da sua trajetória no mercado financeiro e no mundo dos investimentos. E um dos grandes motivos para começar nessa modalidade é a segurança. Desde os primórdios o desejo e a necessidade por proteção são inerentes à raça humana. Ela é tão forte hoje quanto antigamente. Ninguém gosta de perder dinheiro e você não vai querer investir para diminuir o seu patrimônio.
Para isso, siga uma única regra: invista apenas no que você conheça. Faça isso e dificilmente você perderá dinheiro. Além dessa regra, entrar no mercado de investimentos por meio da renda fixa vai te dar uma confiança maior para você aumentar o seu conhecimento e investir mais.
Mas por que começar na renda fixa? Bom, essa resposta é bem simples. Ela é segura e é uma classe de ativos no qual o cálculo da rentabilidade é conhecido no momento em que você realiza a aplicação. Ou seja, você já sabe quanto irá receber ao final do vencimento do título que comprou.
Investir em renda fixa significa que você está emprestando o seu dinheiro a alguém que quando o prazo do ativo acabar devolverá o seu dinheiro acrescido de juros. Que tal você emprestar o seu dinheiro e ser remunerado por isso? Não é melhor do que pegar dinheiro emprestado com altas taxas de juros? Vamos combinar que sim, ne?!
E para quem eu estarei emprestando o meu capital? Isso depende. A renda fixa possui títulos públicos e títulos privados. Os títulos públicos são considerados os investimentos mais seguros do país uma vez que você estará emprestando seu dinheiro para o governo.
Enquanto isso, nos títulos privados, você é credor de instituições financeiras, bancos ou empresas. Se você está pensando que os títulos privados são mais arriscados que os títulos públicos, devo dizer que você acertou. Porém, a grande maioria desses ativos conta com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito. O FGC é uma entidade privada sem fins lucrativos que protege os investidores nas aplicações em instituições financeiras.
O risco que os investimentos em renda fixa possuem é o não pagamento por parte do devedor, aquele que você emprestou o dinheiro. Contudo, com a proteção do FGC, esse perigo é bastante minimizado.
Vamos a parte boa agora?
A remuneração dos produtos de renda fixa é atrelada a, basicamente, três indicadores econômicos: Selic, IPCA e CDI. O primeiro é a nossa taxa de juros definida em 8 reuniões anuais a cada 45 dias. A segunda é o índice principal de inflação no país e o CDI é um indicador que segue a mesma tendência da Selic. Além desses indicadores, existem três formas tradicionais para a rentabilidade desses ativos, que são:
- Títulos prefixados: os juros são fixos do momento da aplicação até o vencimento do investimento. Exemplo: LCI com uma taxa de 15% a.a.
- Títulos pós-fixados: é atrelado a algum indicador de referência no qual você não tem certeza de quanto receberá no final do vencimento porque a taxa pode variar ao longo do tempo. Um exemplo bem comum é o CDB com taxa 150% do CDI (indicador de referência).
- Títulos híbridos: são os ativos que mesclam características das aplicações dos prefixados e pós-fixados. Contém uma taxa fixa e outra atrelada a um indicador econômico. Um exemplo é a LCA com taxa de 5,50% a.a. + IPCA (indicador econômico de inflação).
Um ponto de atenção que você deve ter na hora que for investir em renda fixa são as taxas que incidem sobre os rendimentos como IOF e imposto de renda. Ambos são regressivos, isso quer dizer que quanto mais tempo você deixar o seu dinheiro aplicado, menor será a incidência dos impostos. É importante que você tenha isso bem claro para que essas taxas não atrapalhem a rentabilidade da sua carteira de investimentos.
Mas o meu perfil de investidor é agressivo e prefiro correr mais riscos, dessa forma eu também tenho que investir em renda fixa? É claro!! Essa modalidade de investimento tem um papel fundamental na sua carteira. Além do que, a economia é feita de ciclos em que vão ter momentos que a renda fixa estará mais atrativa do que ativos de renda variável.
Não sabe por onde começar sua caminhada financeira? Defina suas metas, seus objetivos e olhe para a renda fixa com carinho. Ela pode te ajudar na segurança e confiança no mercado financeiro e, ao longo do tempo, com mais conhecimento você estará preparado e preparada para ampliar a sua carteira e correr mais riscos.
Bom começo em sua jornada financeira. Um abraço a todos e até a próxima!!!
Comments