Quando ouvimos a palavra “investimento”, automaticamente, nosso cérebro já pensa em dinheiro, certo?! Nas finanças, nós temos bastante vieses como o pensamento de que precisamos de muito capital para investir ou que isso é coisa de gente rica. Ainda bem que isso não passa de um “pré-conceito” que grande parte das pessoas pensam sobre o mercado financeiro.
Investir é bem mais que isso que dinheiro, tendo um fator de suma importância para obter sucesso no mundo dos negócios que é muito negligenciado por investidores experientes e, principalmente, pelos que estão começando.
Nesse post, vamos abordar sobre esse fator essencial no mercado de capitais: a MENTALIDADE.
Ter uma boa mentalidade determina o sucesso do investidor. Todavia, o que seria uma “boa mentalidade”? Desde as primeiras eras, nossos ancestrais já viviam, caçavam e comiam em sociedade, ou seja, desde sempre nós, seres humanos, somos sociáveis em nosso modo de viver.
O celular que você tem, o carro que possui, a casa ou apartamento que mora, os lugares que frequenta, as roupas que veste, são decisões tomadas nas suas necessidades ou você as tem devido a influência de terceiros? Em um mundo no qual o tempo é cada vez mais escasso, não nos perguntamos sobre o que realmente nos atende e aquilo que nos importa.
Na área dos investimentos não é muito diferente, aliás, pelo contrário. Ao iniciarmos nesse universo, o ideal é termos uma estratégia que esteja de acordo com o nosso perfil de investidor e com os nossos objetivos financeiros.
Porém, a realidade é que a maioria das pessoas entram no mercado financeiro sem ter uma noção daquilo que realmente desejam e isso pode acabar se tornando um caminho muito perigoso. Afinal, como saber em qual ativo você deve investir se não possui um objetivo e meta definida? Nesse instante, você pode ficar suscetível a influência de amigos, familiares ou aos influencers de investimento na internet com sugestões que eles acreditam serem as melhores opções do mercado.
Pode acontecer que essa dica “quente” renda bons frutos, mas acredite, é muito mais sorte do que qualquer outra coisa. Para investir bem, contar com a sorte não é algo muito sábio da nossa parte. Afinal, não existe “A” melhor opção, cada ativo depende do seu objetivo e do risco que quer correr.
Por isso, saber o que deseja na hora de investir é primordial para adquirir sucesso, construir e proteger um patrimônio com solidez. Assim, você saberá diferenciar as aplicações que se adequam ao que deseja ou se são apenas “dicas do momento”.
Dessa forma, toda vez que formos investir nosso dinheiro devemos pensar:
– Esse ativo atende meu perfil e meus objetivos?
– Eu estou investindo nesse ativo devido a minha estratégia ou seguindo conselhos de terceiros?
Essas são duas perguntas essenciais para que a gente não caia em diversas armadilhas que podem vir ao nosso encontro como o melhor investimento do mercado ou o ativo que vai te gerar um aumento de 500%.
Conhecimento e informação são altamente relevantes para se investir, entretanto, tão importante quanto ambos é a mentalidade. Grandes investidores e grandes empreendedores contaram bastante com o aperfeiçoamento da sua mente para obterem sucesso em suas áreas. Peter Lynch, Warren Buffett, Charlie Munger, Bill Gates são alguns exemplos famosos que tiveram muito êxito não só pelo conhecimento que detinham, mas por usufruírem de uma mentalidade vencedora.
Portanto, cuidar da mente é de vital importância na hora de se investir. Trabalhá-la a seu favor se protegendo de eventuais ciladas conduzirá você para bons ativos apresentando boas rentabilidades na sua carteira de investimentos, além de alcançar todos os seus sonhos financeiros.
Cuide da sua mente, ela é o seu bem mais valioso em sua caminhada financeira de sucesso.
Até a próxima. Um abraço a todos!!
Comments